sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Crónica trágico-cómica de um fotojornalista


Ali estou eu, completamente despido. Desta vez, não só de preconceitos. Despido literalmente.
E com os pés gelados.
Entrar na banheira antes de pôr a água a correr não foi das coisas mais inteligentes que já fiz.
Talvez dormir 4 horas em 2 dias, tenha dado uma mãozinha a tamanho disparate.

...pah, se calhar, espero com os pés fora da banheira, não? ...nah, daqui a pouco vem quente!

[O jornal até nos reservou quartos no Best Western Hotel.
E depois de umas 15 horas de trabalho, de ir para aqui, para ali e para acolá, do stresse de "eu já mandei as fotos" mas "não temos cá nada!", de outro telefonema com "já são 10 da noite e as fotos não chegaram", de um com "eu já mandei... mas mando outra vez", de mais outro com "...é que estamos à espera para fazer a capa" e de, finalmente, "é que os informáticos tinham mudado isto e não nos disseram" - depois de tudo isso, dizia - o que se quer, é chegar ao hotel e deixar que a cama nos embale até ao 7º céu.
Ou lá perto.

O que não se quer, de certeza, é ouvir um "não tenho cá reserva nenhuma". O que não se quer, com mais certeza ainda, é um "os hotéis da cidade estão todos lotados" e "...a única hipótese é este motel". O que não se quer, é... bom, há vezes em que só se tem o que não se quer. Esta é, com toda a certeza, uma delas.

Re-atestámos a bagageira e lá vamos nós. Mais uns quantos quilómetros até encontrar essa bela localidade com o sugestivo nome de "Retacho". Descobrimos que fica na 1ª à direita, imediatamente depois de cascos de rolha.
Depois, foi só olhar para cima e ver "MOTEL", escrito a néon.
Já passa da 1 da manhã.
Acho que é uma hora decente para se chegar a qualquer motel de beira de estrada.
A 2 passos dali, está um tal de "Bar dancing - Paraíso Tropical". Para que não haja dúvidas, o reclame luminoso mostra a silhueta de uma senhora numa pose elucidativa.
Mesmo ao lado, outro anúncio: "Salão de festas, discoteca e variedades". Variedades...?! "Variedades" é bonito.

A Sónia também se ri. Vale-nos o sentido de humor.
E cansados como estamos, não há-de ser nada.

"2 quartos, sff"
Os 5 metros que demorámos a lá chegar, é tempo suficiente para me preparar psicologicamente. Ou talvez não.
A primeira impressão até nem é má.
Só as seguintes.
A fechadura da porta levou tanta porrada que a coitada só geme.
A janela, de tão teimosa, ganhou umas grades de presente.
A porta da casa-de-banho grita por tudo e por nada.
Na banheira, uma mini-tarântula, entretém-se a fazer uns alongamentos.

[nice...]

Ligo o aquecedor que afinal é só para decoração.
Experimento a televisão que é apenas um rádio disfarçado.
Sento-me na cama e descubro que tem uma esponja mascarada de colchão.
...acho que por estas bandas, o Carnaval chega mais cedo.

Mas o importante é dormir.
Enquanto o sono não chega, entretenho-me com a música do recepcionista. O homem tosse com uma sonoridade impressionante.
Na última contagem não-oficial, o registo é de 36 vezes.
34 das quais com expectoração.]

Às 6 da manhã continua a bom ritmo.
Presumo que tenho passado as últimas 3 horas naquilo.

...entretanto a temperatura da água continua boa. Boa para fazer inveja a qualquer arca frigorífica que se preze.
Eh pah, vou ligar para a recepção, que isto não pode ser!
Mas e se... "então você interrompe a minha tentativa de entrar para o guiness e ficar conhecido como o Sr. Catarro para fazer essa pergunta parva?! É claro que este motel não tem água quente!!!"

Por exclusão de partes, ganho coragem para o inevitável.
Vamos lá...
A ponta da unha do indicador já está...
Agora, a mão toda...
Agora a esquerda...
Agora... bom, isto até nem está assim tão fria.
Está morna. Está... está... qu´é isto?! Água quente...?!?!
ÁGUA QUENTE!!!
ÁGUA QUEEEEENTE!!!
QUENTINHA!!!
COM VAPOR E TUDO!!!

Eh pah, se eu não tivesse os pés azuis, até tinha dado um pulo.
Ou mais.
Juro.



P.S.: Este texto foi escrito há coisa de 2 semanas. Hoje achei que até valia a pena copiá-lo do lóbulo frontal para o blogue.
 
Posted by Sávio Fernandes @ 17:32 ¤
0 Comments: