segunda-feira, 23 de junho de 2008
A lógica de acreditar.
Decidi finalmente escrever sobre a Selecção.
Tenho uma opinião e um título.
A soma deve dar uns 65386274 caracteres.
[Para quem ainda não reparou, eu posso muito bem ser a versão escrita do "eles falam, falam..."]
Sento-me, e vou a meio do quinto parágrafo quando, tenho que ir não sei aonde, fotografar não sei quem.
É algo que me chateia.
Estar no trabalho e ter, de facto, de ir trabalhar.
Tenho e-mails para ler, dezenas de sites para ver, conversas no MSN para manter, e - lá está - posts para escrever.
Tudo coisas extremamente importantes.
Para os meus chefes, nem por isso.
Correndo o risco de parecer um pouco parcial - e friso, um pouco - acho que eles têm as prioridades baralhadas.
Ainda assim, entre ir bater à porta do Vieira da Silva e pegar nas traquitanas, opto pela segunda.
Vou, fotografo e volto.
Tudo em tempo suficiente, para o post ganhar em interesse mas para eu perder em vontade.

Hoje, numa dinâmica de "nada se perde, tudo se transforma" resolvi agarrar no rascunho.
As novas coordenadas no córtex pré-frontal apontam para o Espiritismo.
O tema estava em lista de espera desde que acabei o 2º ano do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.
...calma, pessoal. Não vou ser o próximo "professor" Bambo nem nada que se lhe pareça.
E digo isto, para o caso de associarem Espiritismo a galinhas, sapos ou a qualquer outra personagem do reino animal.
É que há pessoas, ainda que inconscientemente, capazes de o fazer.
Assim de repente, lembro-me por exemplo, do gajo que costuma aqui escrever...
[Já estou a ver uns e outros, à gargalhada.
Eu mereço, eu mereço!]

Na altura, para me elucidar, valeu-me - como sempre que me dou conta de ideias pré-concebidas [eufemismo para "estupidez"] -, o meu amigo Google.

Partindo do princípio que vocês têm mais interesse em continuar a ler este post do que disposição para andar a Googlar, vou imaginar que me dizem:

Ò Sávio, mas conta lá o que é que se aprende nesse tal curso.

[Eh pah, o que me apetecia agora era ir beber um Ice Tea geladinho, mas como vocês estão tão interessados, eu explico.]

Aprende-se a amar Deus, com uma fé racional.
Vai-se descobrindo o significado da palavra "Amor" em toda a sua extensão.
Encontra-se respostas para questões tão pertinentes como "de onde viemos?" e "para onde vamos?".
Em suma, compreende-se o sentido da vida.

Chamem-me picuinhas, mas isso de compreender o sentido da vida parece-me algo de... sei lá, fundamental.
Sempre me quis parecer que havia mais qualquer coisa, para além de andar aqui a trocar oxigénio por dióxido de carbono.
Ainda me lembro da minha avó, com as mãos no terço e os ouvidos no rádio, e de como o "porque sim" nunca me chegou como argumento.
Talvez por o neurónio sofrer de hiperactividade, em questões como essa, nem chega que me provem por a+b.
É preciso muito mais do que isso.
Têm que me demonstrar a lei do inverso do quadrado das distâncias.
Ou pelo menos, que o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
É por isso que acho que posso dizer que o Espiritismo está para mim como a matemática estava para Pitágoras.

Nos tempos que correm e na sociedade em que vivemos, falar de Deus, aparentemente, não rima com ser cool.
Falar de Espiritismo, provavelmente, muito menos.
Mas isso, como em várias outras coisas, depende apenas e só da perspectiva de cada um...

Agora, desculpem-me mas tenho um Ice Tea à minha espera.
Um bem fresquinho.
[Assim, a atirar para o cool.]


P.S.: Como é óbvio, este texto não tem por objectivo tentar convencer ninguém do que quer que seja.
[Só se fosse sobre o Glorioso - que é como quem diz, sobre o melhor clube do mundo -, é que eu tentava mostrava a luz, a lagartos e tripeiros.]

P.S.2: Ocorre-me agora que este post, pode muito bem servir como parte de resposta a este desafio que me foi feito há algum tempo atrás.
[Vanita: Não fazendo o meu estilo, eu cumpro sempre o que prometo - ainda que desfasado no tempo e de forma pouco/nada convencional. ;P]

P.S.3: Diz a arte de bem blogar, que os textos não devem ser muito longos para não correr o risco de entediar os visitantes e eles não voltarem...
Acho que o meu sitemeter vai ficar um bocado aborrecido.
Até porque, mais cedo ou mais tarde, vai voltar a acontecer.
 
Posted by Sávio Fernandes @ 18:42 ¤
0 Comments: