quarta-feira, 19 de agosto de 2009
19 de Agosto
Comemora-se desde 1839 como sendo o dia do nascimento da Fotografia.
Aqui entre nós, é uma coisa um bocado ridícula.
E digo ridícula para não dizer... epá, estúpida, pronto.
E já que disse estúpida, vou acrescentar que não é pouco.
Vamos lá ver, a invenção da Fotografia só acontece por causa da descoberta de inúmeros processos.
E isso, ao longo dos tempos.
Não estamos a falar propriamente de dois ou três aninhos.
Apontem mais a coisa para alguns séculos.
Um dia que tenha tempo e paciência conto aqui a história.
Agora, o cúmulo disto tudo é que já em 1826, o Zé tinha feito esta imagem:




[Atenção que "Zé" é para mim.
Para vocês é SENHOR Joseph Nicéphore Niépce.
]


Ora se aquela que é reconhecida como a primeira imagem fotográfica, data de 1826, explique-me lá como é que o nascimento da Fotografia é em 1839?!

Podem vir com as tretas que quiserem que a mim não me enfiam o barrete.
Obrigadinho, mas não contem comigo para o champanhe.





P.S.1: 19 de Agosto de 1839 foi a data escolhida pelo pessoal dos croissants para apresentar oficialmente aquele que foi um dos processos fotográficos, de nome "Daguerreótipo" - de Louis Daguerre.
A fazer sentido alguma comemoração seria a do Dia do Daguerreótipo.

P.S.2: Sim, é óbvio que não vou à bola com o Daguerre porque acho que o gajo passou a perna ao Zé.

P.S.3: Só a título de curiosidade, essa primeira fotografia - intitulada «Point de Vue du Gras» - demorou cerca de 8 horas a ser feita.
A maior parte das máquinas fotográficas actuais pode fazer imagens em 1/8000 segundo.


 
Posted by Sávio Fernandes @ 23:39 ¤
0 Comments: